quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Em Cartaz, na Praça da República, sexta-feira 30, às 19 horas (durante o FSM 2009)


(Bela do Lago, diretora artística e "de tudo um pouco" do Corredor Polonês)



Amor Veneris- Um Colar de Brilhantes para uma Pobre Donzela Performance de dança, fotografia e vídeo, em cartaz na Praça da República durante o FSM 2009


Inspirado no romance O Anatomista, de Frederico Andahazi e na polaca Jóia Laura, que se destacou como a mulher mais desejada do bairro da Campina na década de 40, o Corredor Polonês Atelier Cultural apresenta a montagem de fotovideodança e performance na sexta-feira, 30, às 19horas, em frente ao Theatro da Paz, próximo a construção em colunas.

A apresentação está incluída no projeto Casa de Caboco de intervenções artísticas para o Fórum Social Mundial 2009 de Belém-PA.

A concepção idealizada por Bela do Lago, Pedro Olaia, Robinson Machado e Vanessa Hassegawa é um diálogo entre a personagem etérea do livro Mona Sofia que viveu na Itália no século XVI e Jóia Laura, ex-prostituta ainda viva que morou nas proximidades do Bordel Corredor Polonês, em 40, antes de o local se tornar atelier de arte no bairro da Campina.

A intervenção é realizada em dois momentos, o primeiro, fotovideodança, ocorreu a partir do ensaio fotográfico realizado no condomínio Vila Maria Zélia, em São Paulo, pelo fotógrafo Robinson Machado, a intérprete criadora Vanessa Hassegawa e o editor Marcelo Paradella; local este que serviu de laboratório de pesquisa por comportar edificações do séc XVIII e XIX, com arquitetura próxima ao período da prostituta Mona Sofia.

Em diálogo com a personagem Sofia, o segundo momento será ao vivo em Belém, em frente ao Theatro da Paz. No local, Jóia Laura (personagem de Bela do Lago) entra em cena interagindo com o Bastião (violoncelo confeccionado a partir de sucata de orelhão público) e faz uma alusão do corpo como instrumento de trabalho, dessa forma, a performance se desenrola diante da projeção de fotografia e vídeo realizado em São Paulo, por Vanessa e Robinson.

Sob a trilha sonora editada de acordes suprimidos de violoncelo, e ação artística realizada por do Lago, se estabelece relações de domínio e submissão a partir de estudos sobre feminilidade e sexo estruturados a partir das linguagens de mestres das cênicas como Isadora Duncan, Antonin Artaud e Rudolf Laban.

Ficha Técnica:

Belém-PA
Coordenação: Arthur Leandro
Direção Artística e intérprete criadora: Bela do Lago
Trilha Sonora: Flora Purim com interferências de Bela do Lago
Figurino: Bela do Lago
Projeção de vídeo: Arthur Leandro

São Paulo-SP:

Direção de Vídeo: Sabrina Flechtman
Direção Coreográfica: Renata Daibes
Figurino: Pessoal do Faroeste Cia de Teatro
Fotografia: Robinson Machado
Intérprete Criadora: Vanessa Hassegawa
Edição de Vídeo: Marcelo Paradella
Realização: Casa de Caboco- Intervenções Artísticas no Fórum Social Mundial 2009.
Serviço: Amor Veneris- Um Colar de Brilhantes para uma Pobre Donzela
Data: sexta-feira, 30 de janeiro de 2009.
Hora: 19horas.
Local: na praça da república (em frente ao Theatro da Paz)
Tempo: 10 minutos
Gênero:Drama
Informações: http://amorveneris-sp-pa.blogspot.com/

Sugestão de Entrevistas: Bela do Lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário